O CONECTA: o aluno como protagonista tem como objetivo inspirar e gerar troca de conhecimentos e experiências em temas diversos, a partir de projetos de gestão, cases de sucesso de alunos destaques no MBA/FGV no mercado onde atuam, e convidados especiais. Na sua 16ª edição vamos nos aprofundar no tema Transformação e Continuidade: Navegando pelas Transições do Mercado de Trabalho
Transformações no mercado de trabalho são inevitáveis e ocorrem devido a uma série de fatores, como avanços tecnológicos, mudanças econômicas, tendências sociais e culturais. A pandemia de COVID-19 também acelerou muitas dessas mudanças, levando a uma rápida adaptação a novos modelos de trabalho e exigindo habilidades diferentes dos profissionais. Estar consciente das tendências do mercado e suas demandas incluem diversas habilidades e competências.
Por isso o Conecta FGV o aluno como protagonista traz nesta próxima edição especialmente para você o seguinte tema: “Transformação e continuidade: navegando pelas transições do mercado de trabalho”. Construir uma carreira de forma sustentável e estratégica exige tempo e esforço. Estar disposto a investir em si mesmo e a perseguir oportunidades que o desafiem e permitam crescer tanto profissional quanto pessoalmente é fundamental para sua sobrevivência no mercado de trabalho. Para garantir a empregabilidade a longo prazo e se destacar em um mercado de trabalho em constante evolução é imprescindível se ter a capacidade de se adaptar a novas situações, evoluir diante das adversidades, aprender rapidamente, estar aberto a mudanças e ser proativo na busca por oportunidades.
Tendo em vista a enorme abrangência do tema, e no intuito de trazer mais esclarecimentos sobre o escopo amplo do assunto, para maior compreensão dos desafios e oportunidades, trataremos da importância de redesenhar constantemente sua carreira, redefinindo seus objetivos e caminhos, sendo flexível e aberto a explorar novas oportunidades, mesmo que isso signifique mudar sua trajetória profissional. A indispensável visão estratégica, alinhando seus objetivos com valores e metas pessoais, mantendo sempre um olhar para o futuro proporcionará a tão almejada vantagem competitiva sustentável. Pois desejamos todos saber: Como trilhar uma carreira sustentável de forma sólida e adaptável?
Palestrantes:
Luiz Carlos Cabrera - Fundador e Presidente da LCABRERA, empresa dedicada à Consultoria em Governança Corporativa, focada em Processos de Autoavaliação de Conselhos e de Conselheiros, Processos de Seleção de Conselheiros, Coaching de Executivos, Processos de Assessment, fundada em 10/06/2009. Foi Sócio Fundador da PMC - Panelli Motta Cabrera, empresa pioneira na prestação e serviços de Executive Search no Brasil.
É Ex-Chairman do Brazil National Committee da AESC - Association of Executive Search and Leadership Consultants. Foi Membro do America’s Council de 2006 a 2012 e do Board of Directors da AESC de 2011 a 2012. É Conselheiro Consultivo da Aliança de Misericórdia e Ex-Conselheiro do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. É Presidente do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Membro do Comitê de Pessoas da Ânima Educação, Membro Convidado do Comitê de Governança do A.C.Camargo e Membro do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho (CERT) da FECOMÉRCIO SP.
É o único sul-americano agraciado com o Prêmio Internacional 2011 Gardner W. Heidrick, oferecido anualmente pela AESC a uma pessoa que tenha dado uma contribuição notável para a atividade de consultoria em Executive Search.
Foi Professor da Escola de Engenharia Mauá por mais de dez anos e leciona no MPA (Mestrado Profissional em Administração) e no OneMBA, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, há quarenta anos. É também Professor do IBGC e da EMI – Escola de Marketing Industrial.
É co-autor de “Transição 2000”, livro da McGrawHill, co-autor de “Se eu fosse você, o que eu faria como gestor de pessoas”, Editora Campus-Elsevier.
Cabrera é Engenheiro Metalurgista com pós-graduação em Administração (CPG) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e extensão em Business Administration na USC - University of Southern California.
Arthur Tavares (Aluno FGV) - Executivo com uma ampla trajetória (+30 anos) em transformação, gestão e operação de negócios e ambientes complexos em empresas de grande porte de grupos multinacionais. Desempenhou diversos cargos de C-Level (CEO, COO, CIO, CMO) em diversos setores (Energia, Telecom, Serviços) e países (Brasil, Venezuela e Colômbia) nas áreas de operação, gestão comercial, tecnologia da informação, Telecom, consultoria e Business Processes Outsourcing (BPO). Mais recentemente foi o CEO da ENEL Distribuição no Rio de Janeiro e anteriormente o COO na AES Eletropaulo em São Paulo.
Formado em Tecnologia com diversos MBAs no Brasil (MBA Marketing/FGV) e no exterior. É Membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Professor em liderança de equipes de alto desempenho no MBA da Fundação Getulio Vargas (FGV). Investidor anjo em Startups. Presidente do Conselho do Grupo LOGOS.
Rogério Salume - Fundador da Wine.com.br, o maior Clube de vinhos do mundo. É jornalista, com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em finanças pelo IBMEC. Ocupou várias posições executivas em grandes companhias no Brasil. Foi um dos responsáveis pelo lançamento da operação da Smart, rede de varejo cooperada criada pelo Grupo Martins. Fundou em 2003 a Estação do Vinho, o primeiro e-commerce de vinhos do Brasil. Empreendedor serial, palestrante, mentor e conselheiro independente é apaixonado pelo impacto que as pessoas motivadas e felizes exercem nos negócios, se dedica também a novas iniciativas disruptivas e sustentáveis que possam melhorar a vida das pessoas no Brasil e no mundo e recentemente, junto com dois amigos, iniciou o Instituto Hoje.
Cristiane Martenexen (Aluna FGV) - Executiva com sólida carreira desenvolvida na gestão de áreas Administrativa/Financeira, Controladoria, Compras, Auditoria Interna e Externa, Controles Internos, Contratos e Relacionamento com Investidores em empresas de médio e grande porte dos segmentos de Serviços (Hotelaria e Saúde) e Indústria
Aluna em Curso do MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV.
Moderadores:
Luiz Ernesto Migliora Neto - Diretor FGV Educação Executiva - Rede Conveniada
Graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro (1985), pós-graduado no MBA de Gestão em Marketing pela FGV IDE (1999-2000), doutorado em administração na linha de pesquisa Empreendedorismo e Novos Negócios pela FGV EAESP (2016-2020), além de ter completado os três módulos do CEO FGV, curso de curta duração de negociação em Harvard e programa internacional na Chinese University of Hong Kong.
Iniciou sua carreira executiva na SAB Trading em 1982 como trader especializado em aço.
Em 1997 formou sua própria empresa – Intersource Comércio Exterior Ltda. com operações de exportação de aço, importação de alimentos e produtos de consumo, além de prestar consultoria comercial à empresa de bens de consumo líder de mercado.
Em 2001 ingressou na CSN – Companhia Siderúrgica Nacional como diretor de exportação, tendo sido promovido em 2003 à CEO da CSN, LLC com sede nos Estados Unidos em Terre Haute, Indiana onde morou com sua família e liderou equipe de americanos com sucesso.
Foi repatriado em 2007 e permaneceu na CSN até 2008 como Diretor de M&A.
Em 2008 ingressou na Usiminas como diretor executivo da Soluções Usiminas, maior centro de serviço de processamento de aço do Brasil.
Em 2011 fez uma mudança de carreira significativa ingressando na área de educação executiva da FGV em 2011 como diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 2013 assumiu a diretoria executiva de cursos corporativos do FGV In Company e em 2018 a diretoria executiva da Rede Conveniada, a maior rede de educação executiva do Brasil – FGV IDE, onde permanece até a presente data.
Ana Ligia Finamor - É Professora e Coordenadora Acadêmica nos MBA’s da FGV em Gestão de Negócios, Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas Doutora pela Universidade de León, Espanha com convalidação pela UFRGS, Mestre e Bacharel em Administração de Empresas. Desenvolveu projetos e tem formação executiva no exterior em países como Alemanha, Inglaterra, Espanha e USA. É autora de livros na área de gestão e equipes de alto desempenho. Ministra palestras no Brasil e no exterior e presta consultoria nas áreas de Gestão, Inovação, Liderança e Equipes.