Há questões urgentes para o desenvolvimento social, econômico, político jurídico-institucional do país que necessitam de uma atenção mais ampla e integrada do que sem sido veiculada no debate público.
Por isso, o grupo Professores pela Democracia da FGV realizará dois dias de evento para discutir esses temas de forma interdisciplinar, com docente das diferentes escolas. As mesas terão membros dos cursos de administração (de empresas e pública), economia e direito, o para discutir esses problemas relevantes com olhares distintos.
O primeiro dia será realizado na Escola de Direito de São Paulo, no dia 15 de setembro, com enfoque nas diferentes dificuldades envolvendo a capacidade do Estado promover as diferentes políticas determinadas pela Constituição Federal de 1988. Serão objeto de debate as crises (i) na relação da Presidência da República com o Congresso e com os Governos estaduais, (ii) no financiamento e na implementação de políticas públicas, (iii) na gestão do orçamento público e das políticas tributárias, bem como (iii) nos controles sociais do orçamento e das políticas em si.
O segundo dia será realizado na Escola de Administração de Empresa de São Paulo, no dia 19 de setembro, com enfoque na conexão entre o nosso paradigma atual de desenho institucional e a longa crise política instalada no país. Serão objeto de debate o futuro (i) do constitucionalismo, (ii) da relação entre o Executivo e o Legislativo, (iii) da organização e autonomia da burocracia estatal, bem como (iv) da relação entre Presidente da República, Supremo Tribunal Federal e Procurador-Geral da República. A fala de encerramento do segundo dia retomará um tema presente no primeiro dia de evento, dando um espaço privilegiado de reflexão ao tema da crise e do futuro do Presidencialismo.
É um evento que se propõe a unir diferentes olhares e matizes de pensamento, em prol de se discutir em profundidade a condição do desenvolvimento e da democracia nacional.
Programação
DIA 15/09 - Auditório - FGV Direito SP (Rua Rocha, 233)
09h45 - Cerimônia de abertura - Luiz Arthur Ledur Brito e Oscar Vilhena
10h00 - Fala de abertura: presidencialismo e federalismo em crise - Luiz Felipe de Alencastro
Mesa - Marco Teixeira
10h45 às 12h00 - Mesa 1: financiamento e implementação de políticas públicas em crise - Rafael Alcadipani, Guilherme Casarões e Tathiane Piscitelli
Mesa - Luciana Gross Cunha
Pausa para Almoço
13h45h às 15h00 - Mesa 2: O orçamento público em crise - Élida Graziane, Eurico de Santi e Gustavo Fernandes
Mesa - Leonel Cesarino Pessoa
15h15h às 16h00 - Mesa 3: O controle social em crise - Mario Schapiro, Mario Aquino Alves, Cibele Franzese
Mesa - José Henrique Bortolucci
16h00 às 16h15 - Fala de encerramento (organizadores) - Marco Teixeira, Rubens Glezer
DIA 19/09 - Salão Nobre - FGV EAESP (Rua Itapeva, 432)
09h00 às 09h30 - Fala de abertura: notas sobre o futuro do constitucionalismo - Oscar Vilhena e Tales Andreassi
Mesa - Rubens Glezer
09h30 às 10h45 - Mesa 1: O futuro das relações entre Presidente e Congresso - Fernando Limongi, Claudio Couto, Lara Mesquita
Mesa - Luciana de Oliveira Ramos
11h00 às 12h00 - Mesa 2: o futuro da relações do Executivo com a burocracia estatal - Gabriela Lotta, Caio Mario da Silva Pereira Neto, Eduardo José Grin
Mesa - Joelson Oliveira Sampaio
Pausa para Almoço
14h00 às 15h15 - Mesa 3: O futuro da relação do Executivo com STF e PGR - Juliana Palma, Eloisa Machado, Rubens Glezer
Mesa - Luiza Pavan Ferraro
15h30 às 16h15 - Fala de encerramento: o futuro do presidencialismo - Carlos Ari Sundfeld, Fernando Abrúcio
Mesa - Ana Laura Pereira Barbosa