A Fundação Getulio Vargas, através da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), promove reuniões virtuais com os Diálogos Amazônicos, uma plataforma digital para discutir com toda a sociedade civil organizada temas de interesse do desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia Brasileira.
Neste evento, vamos receber economistas com distintas visões para discutir a Amazônia brasileira. A Amazônia compreende metade do território nacional, onde residem quase 30 milhões de pessoas, em meio à maior sociobiodiversidade do planeta. A região carece de atenção dos governos e de programas de desenvolvimento que gerem emprego e renda de qualidade. Para nossos convidados, vamos lançar duas questões centrais: primeiro, quais são suas visões sobre como promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável daquela região e sobre qual o papel da Amazônia na agenda de mudanças climáticas em voga? E, segundo, como avaliam o papel do programa Zona Franca de Manaus para esse desenvolvimento?
Convidados:
• Elena Landau
Economista e Advogada, colunista no Estado de São Paulo, foi presidente do Conselho de Administração da Eletrobrás e diretora de privatização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
• Nelson Marconi
Professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), onde coordena o Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo.
• Ricardo Abramovay
Professor Titular no Departamento de Economia da FEA/USP e professor sênior do Programa de Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da USP.
Moderação:
Márcio Holland – Professor na FGV EESP, Coordenador da Pós-Graduação em Finanças e Economia (Master) e Colunista Broadcast/Agência Estado.
Daniel Vargas
Professor na FGV EESP, Coordenador do Observatório da Bioeconomia da FGV e Coordenador de Pesquisas do GVAgro.