Webinar | Ciclo Jogos, Comunicação e Política do Games + Digital Lab

Webinar | Ciclo Jogos, Comunicação e Política do Games + Digital Lab

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Sobre o evento

Os jogos, como outras formas de cultura, servem propósitos diversos no meio político e integram o debate público. Configuram-se, assim, tanto como formas de expressão de ideias quanto ambiente para a expressão de ideias, a partir dos jogos multiplayer e das práticas de streaming, por exemplo. Apesar de pouco reconhecida até recentemente, a relação entre política e jogos vêm se tornando cada vez mais evidente. As eleições americana e brasileira de 2020 colocaram em evidência os jogos digitais como espaço de interlocução e a necessidade de aproximação e diálogo com o público gamer. 

O debate de pautas políticas no âmbito dos games não se restringe ao cenário político tradicional: questões em torno das relações de gênero e das dinâmicas sexistas tanto da indústria quanto do público gamer também ganham evidência, especialmente após o emblemático GamerGate. Ainda, como um produto cultural, os jogos pautam o debate público a partir de produções que utilizam a narrativa e a mecânica de jogo para mobilização em torno de um tema. 

O Ciclo de Webinar Jogos, Comunicação e Política do Games + Digital Lab, aborda as relações entre jogos e política a partir de três perspectivas diferentes: a estratégia política em torno do público gamer, o sexismo nos ambientes de jogo e a pauta de questões sociais a partir de jogos digitais.

Programação:

28/01 - Ciclo Jogos, Comunicação e Política | Gamers e mobilização política

A primeira mesa do evento debate as utilizações dos jogos, das práticas de jogos e da cultura gamer como forma de estratégia política e o engajamento desse público, a partir de mídias digitais emergentes. Dentre os temas abordados estão: a importância de novos meios de comunicação nesse cenário e do diálogo com novos públicos; o papel do streaming de jogos e dos comunicadores e influenciadores no debate político com público jovem; e a influência e mobilização da cultura gamer no cenário político.

04/02 - Ciclo Jogos, Comunicação e Política | Jogando como uma garota

A mesa temática “Jogando como uma garota” propõe uma discussão sobre a discriminação de gênero no ambiente de jogos digitais a partir de três questões centrais. Os eixos a serem debatidos palestrantes são: a discriminação e a violência contra jogadoras mulheres no meio online, a experiência feminina na cultura de streaming de jogos brasileira e  a situação da mulher na indústria da tecnologia. 

11/02 - Ciclo Jogos, Comunicação e Política | Debates sociais nos games

Temas políticos são recorrentes nos jogos digitais, que apresentam temáticas de cunho social a partir de elementos como a narrativa, as mecânicas de jogo e o game design. Mas, qual o papel dos jogos digitais na proposição de temas para o debate público? Compreendendo os jogos digitais como elementos da cultura, essa mesa debate as possibilidades de abordagem de temas de cunho social nos jogos digitais, como a indústria de jogos se configura e se organiza em torno dessas temáticas, os desafios na abordagem de temas polêmicos com o público gamer  e o potencial de mobilização de temas contemporâneos através de jogos digitais.


Link único de inscrição para as três datas do ciclo.


Inscrições

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