Matemática na indústria

presencial Praia de Botafogo, 190 - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

Sobre o evento

Este Workshop destina-se a aumentar a integração entre as atividades acadêmicas da EMAp e os desafios da indústria, organizando grupos de trabalho com a participação de alunos, professores e pesquisadores da EMAp e profissionais de empresas. Ao longo de uma semana, cada grupo irá se dedicar a um problema específico proposto pelas empresas, cujas soluções serão apresentadas no último dia do evento.

 

Temas:

 

Agro/Floresta
Iremos explorar modelos de aprendizado profundo para o mapeamento automático de espécies arbóreas do bioma Cerrado. Os modelos utilizarão como dados de entrada imagens RGB de altíssima resolução obtidas por drones e rótulos de copas de árvores individuais confeccionados com dados de inventário florestal. O objetivo é construir modelos capazes de identificar ao nível de copas individuais dez espécies prioritárias em 15 áreas de 25 hectares em uma fazenda de produção de soja localizada no estado do Maranhão.

Prof. Responsável: Dario Oliveira

 

Energia

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação, controle e planejamento da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Brasil. O planejamento da operação é executado com apoio de uma cadeia de três modelos computacionais principais, contemplando horizontes e resoluções temporais sucessivamente menores e acoplados pela passagem de funções de custo futuro. Nesta estrutura, decisões de unit commitment, que acionam um recurso de geração por um número mínimo de estágios, não são adequadamente consideradas se tomadas ao final do horizonte, pois as funções de custo estão despreparadas para este tipo de efeito colateral. Neste contexto, propomos para o workshop o desafio de propor uma modificação do acoplamento entre modelos capaz de considerar os efeitos colaterais das decisões de unit commitment.

Prof. Responsável: Bernardo Freitas Paulo da Costa

 

PLN para extração de eventos de interesse à navegação de pacientes oncológicos

Este projeto utiliza Processamento de Linguagem Natural (PLN) para extrair eventos relevantes no tratamento de pacientes oncológicos, visando superar os desafios globais enfrentados no contexto do câncer. A navegação de pacientes, concebida nos anos 90 em Nova York, é destacada como uma estratégia eficaz, apesar dos obstáculos de escalonamento devido à necessidade de dados confiáveis e recursos humanos.

No âmbito do workshop, em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição, serão analisadas bases anonimizadas de textos médicos. O objetivo é identificar eventos prioritários no tratamento do paciente, desenvolver uma instância personalizada do pacote OLIM para extração automática de eventos, considerando incertezas nas predições e intervenção humana, e implementar uma interface para alimentar o sistema de navegação de pacientes com resultados, incluindo protótipos de ferramentas de alerta/visualização.

O propósito final é superar as barreiras existentes, proporcionando uma navegação mais eficaz para pacientes oncológicos em países de baixa e média renda

Prof. Responsável: Guilherme Tegoni Goedert

 

Ativos judiciais

A Primo Capital enfrenta um desafio estratégico significativo relacionado à efetividade de suas operações comerciais. Com uma ampla base de clientes e uma equipe comercial ativa, a Primo Capital busca aprimorar suas práticas de negócios. Atualmente, os operadores comerciais atuam de maneira aleatória na base de possíveis clientes, o que pode resultar em subaproveitamento de oportunidades estratégicas. O objetivo principal é implementar um modelo de propensão que classifique a base de clientes com base em critérios relevantes. Essa classificação permitirá uma abordagem mais estratégica e eficiente por parte da equipe comercial, direcionando seus esforços para os casos com maior probabilidade de conversão e, consequentemente, otimizando os indicadores de efetivação de negócios. Professor responsável: Jorge Luis Poco Medina

Programação:

29/01 - segunda-feira          

09:00-12:00 - Abertura 

12:00-14:00 - Break

14:00-17:00 - Sessões de Trabalho

 

30/01 - terça-feira    

09:00-12:00 - Sessões de Trabalho

12:00-14:00 - Break

14:00-17:00 - Sessões de Trabalho


31/01 - quarta-feira  

09:00-12:00 - Sessões de Trabalho 

12:00-14:00 - Break

14:00-17:00 - Sessões de Trabalho

 

01/02 - quinta-feira  

09:00-12:00 - Sessões de Trabalho

12:00-14:00 - Break

14:00-17:00 - Sessões de Trabalho

 

02/02 - sexta-feira

09:00-12:00 - Sessões de Trabalho

12:00-14:00 - Break

14:00-17:00 - Apresentação de Resultados 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Local do Evento

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{areaSiteEvento.subtitulo}}

{{viewModel.evento.dataInicio}}
{{viewModel.evento.local}}
{{'Label_ObterDirecoes' | translate}}

{{viewModel.evento.dataInicio}} {{viewModel.evento.dataFim}}
{{viewModel.evento.local}}
{{'Label_ObterDirecoes' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}