Com a reforma tributária avançando no Brasil, estão surgindo muitos questionamentos sobre o que podemos esperar dessas mudanças, e a respeito do papel da sociedade civil na política fiscal.
Partindo da análise proposta pelo professor Paolo de Renzio no livro A Taxing Journey: How Civic Actors Influence Tax Policy, em que o pesquisador traz uma série de casos de países que se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento econômico e institucional, a FGV EBAPE irá promover o encontro de um grupo de especialistas para debater sobre essas experiências, e avaliando de que maneira elas podem influenciar os acontecimentos no Brasil.
Palestrantes:
Paolo de Renzio | Professor adjunto sênior da FGV EBAPE no Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP), Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) e Master in Management (MIM). Especialista em finanças públicas;
Nathalie Beghin | Integrante do Colegiado de Gestão do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc);
Luciano Cerqueira | Coordenador de projetos da Samambaia.org. Doutor em Políticas Públicas pela UERJ e Mestre em Ciência Política pelo Iuperj, possui pós-graduação em Indicadores Sociais pela UFRJ e tem 20 anos de experiência no Terceiro Setor, tendo trabalhado em organizações renomadas como o Ibase, Cieds e Flacso Brasil. Foi consultor da UNFPA e participou de diversas pesquisas de avaliação de políticas públicas e é pesquisador convidado do GEA-ES (Grupo de Estado e Análise da Educação Superior) e do LPP/UERJ (Laboratório de Políticas Públicas);
Manoel Pires | Coordenador do Centro de Política Fiscal e Orçamento Público onde administra o Observatório de Política Fiscal do FGV IBRE. Atualmente, é pesquisador associado no FGV IBRE, professor na FGV/EPPG em Brasília e da UnB. Foi Secretário de Política Econômica no Ministério da Fazenda e Chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento. Possui graduação em economia pela UFF, mestrado em economia pela UFRJ e doutorado pela UnB. Atua em temas relacionados à política econômica e leciona disciplinas na área de política fiscal, macroeconomia e métodos quantitativos.