Com o objetivo de lançar o tema para discussão e colher elementos para a construção de um projeto de Reforma Orçamentária, o evento proporcionará uma primeira roda de conversa com o intuito de levantar os principais problemas do Sistema Orçamentário Brasileiro e primeiras soluções.
Nelson Machado (moderador)
Diretor do Centro de Cidadania Fiscal. Ex-ministro de Estado da Previdência Social (2005 – 2007), é consultor e professor na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Machado ocupou também os cargos de Secretário Executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Secretário Executivo do Ministério da Fazenda.
Nelson Marconi
Mestre e doutor em Economia pela FGV. Professor da FGV. Pesquisador visitante em Harvard. Foi também pesquisador visitante no MIT.
Fatima Cartaxo
Doutora em Direito Econômico e Financeiro pela USP. Pós-doutoramento em Direito Econômico e Fiscal junto à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal. Especialista em Educação Fiscal, tendo ocupado o cargo de Diretora Geral da Escola de Administração Fazendária -ESAF e de Especialista Senior em Gestão Fiscal do BID. Atualmente é consultora do BID, para temas de Gestão Fiscal e Transformação Digital.
Andrea Calabi
Economista pela FEA-USP. Mestre em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (IPE USP). Mestre e Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA). Esteve à frente de conselhos e ocupou diversos cargos de gestão nos setores públicos e privados no Brasil, como: Presidente do IPEA, Primeiro Secretário do Tesouro Nacional, Secretário Executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento, Presidente do Banco do Brasil e do BNDES. Foi Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo e Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. Ampla experiência em Conselhos de Administração de empresas de capital aberto e consultoria por meio da ACCE Consultoria Empresarial.
Paulo Caliendo
Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Direito Tributário pela PUC-SP. Doutorado Sandwich na Ludwig-Maximilians Universität em Munique (Alemanha). Doutorando em Filosofia na PUCRS (Capes 6), na área de Ética e Inteligência Artificial. Professor PUC-RS, no Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado (Capes 6).
Felipe Salto (moderador)
Economista-chefe e sócio da Warren Investimentos. Foi Secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo e o primeiro Diretor-Executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal. Membro do Conselho Superior de Economia da Fiesp. Mestre em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Economista pela Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP). Professor do Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa (IDP) e colunista do Estadão e do UOL. Em 2023, foi eleito o Economista do Ano pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).
Cristina MacDowell
Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Economia pela Universidade de Brasília. Especialista Principal em Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID.
Gilberto Perre
Secretario Executivo na Frente Nacional de Prefeitos. Foi Secretario de Fazenda (2002-2008) e Diretor de Finanças (2001-2002) da Prefeitura Municipal de São Carlos (SP).
Clara Marinho
Analista de Planejamento e Orçamento licenciada do Governo Federal. Doutoranda em Administração Pública e Governo (FGV). Mestre em Desenvolvimento Econômico, com concentração em Economia Social e do Trabalho (Unicamp). Especialista em Planejamento e Orçamento Público (Enap). Administradora (Ufba). Foi Professora Visitante do Instituto de Economia da Unicamp com a disciplina "Orçamento, políticas públicas e desigualdades" e Co-idealizadora da iniciativa "Elas no Orçamento.
Manoel Pires
Coordenador do Observatório de Política Fiscal do FGV/IBRE e pesquisador da UnB. Professor da FGV/EPPG em Brasília e Coordenador do Observatório de Política Fiscal. Foi Coordenador de Política Fiscal na SPE e Chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento em 2015.