As moedas sociais ou locais são instrumentos de transformação e desenvolvimento local, fortalecem laços e identidades e asseguram que benefícios econômicos pagos pelas prefeituras circulem dentro de um bairro ou cidade, apoiando assim os pequenos negócios e incentivando o consumo de produtos e serviços locais.
Em um momento em que buscamos formas para superar os múltiplos desafios das cidades, as moedas sociais ganham destaque como uma solução promissora.
A tecnologia digital e o uso dos dados gerados pelo fluxo do dinheiro, na economia e no território, abrem um espaço amplo para imaginar e implantar políticas públicas inovadoras, desenhadas para regenerar comunidades e combater os efeitos das mudanças climáticas.
O seminário “Moedas Sociais, Tecnologia e Dados para Desenvolvimento Sustentável” se propõe a ser um espaço de discussão e troca de experiências sobre como moedas sociais, tecnologia digital, abertura à participação e ciência de dados podem ajudar na promoção de um desenvolvimento local sustentável e inclusivo.
O evento tem o objetivo de ampliar o conhecimento do público sobre finanças solidárias, estabelecer uma rede de colaboração entre os participantes para futuras iniciativas e inspirar a implementação de novos projetos de bancos comunitários e moedas sociais.
Serão realizados dois webinars prévios ao evento presencial, com o propósito de introduzir o tema. O evento presencial de um dia terá quatro painéis. Cada webinar e painel terá um moderador e três painelistas, que farão uma breve apresentação cada, seguidos por uma sessão de perguntas e respostas.